Sobre

O Grupo de Trabalho surge no dia 30 de abril de 2021 com a proposta de restabelecer as discussões sobre a criação do Conselho Federal de Arquivologia, iniciadas em 2018, com o Movimento Pró Conselho Federal e Conselhos Regionais de Arquivologia, organizado pela arquivista Evelise Machado. O GT constitui-se um subgrupo do Grupo de Pesquisa “Perspectivas sobre o exercício profissional do arquivista”, vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Na criação do GT buscou-se atender a representatividade da classe com a inclusão de profissionais arquivistas que atuam na docência, no movimento associativo, nas diferentes esferas do Poder Público e instâncias governamentais, contemplando as regiões geográficas brasileiras.

A partir de reuniões quinzenais estabeleceu-se uma metodologia para propor uma revisão na redação do texto do Projeto de Lei, elaborado pelo Movimento Pró Conselho Federal e Conselhos Regionais de Arquivologia. Foram realizadas análises de textos regulamentadores de conselhos federais, estudos na legislação pertinente, pesquisa abordando os aspectos quantitativos e qualitativos dos arquivistas que atuam nas instituições públicas e privadas no Brasil. O texto ora apresentado é o resultado dessa iniciativa.

Reconhecemos que o efetivo engajamento dos arquivistas e do movimento associativo no momento é extremamente necessário e conclamamos a participação de todos os profissionais, considerando que a criação do Conselho Federal de Arquivologia é um anseio da comunidade arquivística.

Equipe

Clara Kurtz

(FNArq)

Evelise Machado

(Itaipú Binacional)

Francisco Cougo

(UFSM)

Gabriela Garcia


Katia Isabelli Melo

(UnB)

Renata Lira

(UFPA)

Renato Motta

(ARQUIFES)

Rita São Paio

(AAPB)

Roberto Lopes

(UFPA)

Vanderlei Santos

(Câmara Federal)

Wagner Ridolphi

(FNArq)

Welder Silva

(UFMG)